Anúncios


domingo, 23 de novembro de 2008

Agência Brasil - Gasto com saúde, educação e investimentos não chega à metade de despesa com juros - Direito Administrativo

 
11 de Novembro de 2008 - 21h20 - Última modificação em 12 de Novembro de 2008 - 14h47


Gasto com saúde, educação e investimentos não chega à metade de despesa com juros

Pedro Peduzzi
Repórter da Agência Brasil

 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito

Brasília - A soma dos gastos da União com saúde, educação e investimentos não chegou à metade do total de despesas com juros entre 2000 e 2006, segundo estudo que será divulgado amanhã (12) pelo Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea) do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Durante o mesmo período, o pagamento de juros da dívida pública teve uma média anual de 7% em relação à renda nacional, que cresceu entre 1990 a 2007. Mas o percentual de renda do trabalho diminuiu. O Ipea identificou também que, desde o início da década passada, houve, durante seis anos, “redução plena da desigualdade de renda no Brasil”, nos âmbitos pessoal e funcional.

Já nos períodos entre 1990 e 1996 e entre 2001 e 2004 foi detectada queda na repartição pessoal da renda, que se deu de forma simultânea ao aumento na desigualdade da distribuição funcional da renda.

Segundo o Ipea, “para haver melhora geral na distribuição da renda nacional é necessário que o aumento do peso relativo da parcela do trabalho [repartição funcional] ocorra simultaneamente à redução da desigualdade na repartição pessoal da renda do trabalho”.

O estudo, intitulado Distribuição Funcional da Renda no Brasil: Situação Recente, será divulgado amanhã na sede do Ipea pelo presidente do órgão, Márcio Pochmann. Ele apresentará dados mais completos, distribuídos por setores econômicos, variação da renda de ricos e pobres e comparação com gastos públicos.



O título da matéria foi alterado.  


Agência Brasil - Gasto com saúde, educação e investimentos não chega à metade de despesa com juros - Direito Administrativo

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário