Anúncios


quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Agência Brasil - Magistrados ficarão afastados dos cargos enquanto responderem a ação penal no STF - Direito Constitucional

 
26 de Novembro de 2008 - 16h29 - Última modificação em 26 de Novembro de 2008 - 16h29


Magistrados ficarão afastados dos cargos enquanto responderem a ação penal no STF

Marco Antônio Soalheiro
Repórter da Agência Brasil

 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito

Brasília - Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) determinaram, hoje (26), o afastamento dos magistrados supostamente envolvidos num esquema de venda de sentenças para favorecer uma organização criminosa que explorava jogos ilegais.O afastamento terá que ser cumprido até a conclusão dos processos.

A decisão foi tomada depois que os ministros do Supremo receberam, em parte, denúncia do procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, e abrirem ação penal contra o ministro afastado do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Paulo Medina e outras quatro pessoas, sendo outros dois magistrados e um procurador. O pedido de prisão preventiva contra os cinco réus, no entanto, foi rejeitado pelos ministros.

O afastamento – medida já adotada por Medina – afetará também o desembargador do Tribunal Regional Federal (TRF) da 2ª região, José Eduardo Carreira Alvim e o juiz federal do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) de Campinas Ernesto Dória. O procurador-regional da República João Sérgio Leal Pereira, também réu no processo, poderá se manter na função. O quinto denunciado foi o advogado Virgílio Medina, irmão do ministro afastado do STJ.

Enquanto Paulo Medina responderá  a ação penal por corrupção passiva e prevaricação, seu irmão, Virgílio, responderá apenas por corrupção passiva.  Já o desembargador do TRF da 2ª região será réu em processo pelos crimes de corrupção passiva (duas vezes) e formação de quadrilha.  O juiz  Dória e o procurador Pereira vão responder por formação de quadrilha.

 

 


Agência Brasil - Magistrados ficarão afastados dos cargos enquanto responderem a ação penal no STF - Direito Constitucional

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário