Anúncios


quinta-feira, 2 de abril de 2009

Agência Brasil - Novo pólo industrial, Três Rios atrai 57 empresas em seis anos - Direito Público

 
2 de Abril de 2009 - 06h25 - Última modificação em 2 de Abril de 2009 - 09h17


Novo pólo industrial, Três Rios atrai 57 empresas em seis anos

Vitor Abdala
Enviado Especial

 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito

Três Rios (RJ) - Um município de 73 mil habitantes, onde prédios novos se misturam a fachadas do início do século passado, Três Rios é hoje um dos pólos industriais que mais crescem no estado do Rio de Janeiro. Desde 2003, 57 indústrias – uma média de oito por ano – se instalaram ou anunciaram sua intenção de abrir unidades nessa cidade do centro-sul fluminense. Só neste ano, cinco empresas já confirmaram que vão se instalar no município.

Essa expansão industrial se deve a dois fatores: a um amplo programa de benefícios fiscais e à localização estratégica de Três Rios, com fácil acesso a três das maiores capitais do país: Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte. Até o final de 2009, o município deverá ter cerca de 70 indústrias e empregar mais de 6 mil pessoas.

Três Rios é uma das apostas do governo do Rio de Janeiro para atrair novos investimentos ao estado. Por isso, o município foi incluído na Lei Estadual 4.533/2005, que reduz o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS)) para 2% sobre o faturamento das empresas que se instalarem na cidade até 2030.

Desde 2004, a prefeitura também passou a adotar medidas para facilitar a instalação de novas empresas. A administração local concede isenção de pagamento de Imposto sobre Propriedade Territorial e Predial Urbana (IPTU) e de alvarás municipais. Além disso, reduziu o Imposto Sobre Serviços (ISS).

A localização da cidade é outro fator que contribui para o seu crescimento industrial. Três Rios se liga ao Rio de Janeiro, a Juiz de Fora e a Belo Horizonte pela BR-040 e a São Paulo e ao Vale do Paraíba pela BR-393. As duas rodovias passam próximas do centro do município.

A cidade é cortada ainda pelas ferrovias Centro-Leste (com uma malha de 7 mil quilômetros entre as regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste) e MRS (com uma extensão de 1,6 mil quilômetros nos estados do Rio, São Paulo e Minas Gerais).

“O município já foi considerado o maior entroncamento rodoferroviário da América Latina. Aqui, há saída para qualquer parte do Brasil: São Paulo, Volta Redonda, Rio de Janeiro, Juiz de Fora”, diz o presidente da Companhia de Desenvolvimento de Três Rios (Codetri), Landirso Ramos Jacob. “Essa proximidade facilita muito. As empresas que estão aqui podem importar e exportar mercadorias sem problemas, usando o Porto do Rio de Janeiro”, acrescenta.

O presidente da Codetri – estatal criada para coordenar a industrialização de Três Rios – diz que a instalação de novas empresas faz com que ele se reveze entre as atividades em seu seu gabinete na prefeitura e a fiscalização dos trabalhos de preparação dos terrenos do mais novo pólo industrial do município: o Centro Empresarial da Barrinha.

Barrinha será o maior dos sete pólos industriais de Três Rios, com 15 empresas que abrirão mais de 1,4 mil empregos no município. Em breve, o pólo de Cariri, já em funcionamento, receberá mais duas grandes: a fabricante de latas de alumínio Latapack-Ball e a unidade de estruturas metálicas da Icec.

A expectativa é de que o município mantenha o ritmo de crescimento industrial. “A perspectiva é de crescimento contínuo a partir de agora, principalmente com empresas prestadoras de serviços ou fornecedoras de matérias-primas. A vinda das empresas maiores vai atrair as de médio e pequeno portes”, afirma o secretário municipal de Indústria e Comércio, Júlio César Freitas.

Fabricante de embalagens descartáveis de alumínio, a Cotherpack foi uma das empresas que aproveitaram as condições oferecidas para se instalar em Três Rios em 2007. “A princípio, íamos nos instalar em Sapucaia [município vizinho] por causa dos incentivos do ICMS, mas quando isso foi ampliado para Três Rios, resolvemos vir para cá, principalmente por causa da facilidade de transporte”, diz o empresário Alcedir Nunes, dono da empresa, que emprega 170 pessoas.

As condições fiscais vantajosas também atraíram a empresa de processamento de alimentos Antares Brasil no primeiro semestre de 2007. “Éramos uma empresa do Espírito Santo, mas resolvemos vir para o Rio. Hoje, temos 120 funcionários e a tendência é crescer. Estamos expandindo a fábrica e a expectativa é de termos 300 pessoas trabalhando aqui”, explica o gerente industrial, Edisson Gorzoni.




 


Agência Brasil - Novo pólo industrial, Três Rios atrai 57 empresas em seis anos - Direito Público

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário