30 de Abril de 2009 - 19h56 - Última modificação em 30 de Abril de 2009 - 20h43
Lula afirma que uso irregular de cota de passagens por deputados não é novidade
Carolina Pimentel
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje (30) que as denúncias sobre o uso irregular da cota de passagem aérea por deputados federais não é uma novidade. Lula falou sobre o assunto ao ser questionado pela imprensa sobre como impedir o desvio dos recursos públicos que serão aplicados no Rio de Janeiro, caso a cidade seja escolhida para sede dos Jogos Olímpicos de 2016.
“Qual novidade vocês descobriram [nas denúncias de que os deputados abusaram do uso das passagens aéreas]? Que um deputado utiliza passagens? Isso é utilizado desde que o Congresso é Congresso”, disse Lula, em entrevista no Rio, após encontro com representantes do Comitê Olímpico Internacional (COI). O presidente lembrou que o Brasil tem um sistema de fiscalização eficiente e citou o trabalho desenvolvido pelo Tribunal de Contas da União (TCU).
Para o presidente, existe uma “mania” de acreditar que o Brasil tem mais problemas do que outros países. Segundo ele, todas as nações enfrentam dificuldades, e nem por isso o Brasil tem menos chances de sediar uma olimpíada. “É preciso parar com a mania de que essas coisas só ocorrem no Brasil”, argumentou.
Diante das recentes denúncias, a Câmara dos Deputados estabeleceu que o deputado ou assessor, desde que autorizado pela Mesa Diretora da Casa, poderá tirar passagem aérea. Cônjuge, filhos e parentes não podem mais viajar com os bilhetes da cota.
A matéria foi alterada para acréscimo de informação
Nenhum comentário:
Postar um comentário