Anúncios


quarta-feira, 11 de março de 2009

Agência Brasil - Banco Central aprova aquisição da Nossa Caixa pelo Banco do Brasil - Direito Público

 
10 de Março de 2009 - 18h58 - Última modificação em 10 de Março de 2009 - 18h58


Banco Central aprova aquisição da Nossa Caixa pelo Banco do Brasil

Stênio Ribeiro
Repórter da Agência Brasil

 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito

Brasília - A diretoria do Banco Central aprovou hoje (10) a transferência do controle acionário da Nossa Caixa, de São Paulo, para o Banco do Brasil . A operação foi analisada sob os aspectos societário, de concentração no Sistema Financeiro Nacional  e de seus reflexos sobre a concorrência entre as instituições que nele operam.

De acordo com o Banco Central, a operação não acarreta prejuízos para a concorrência no sistema bancário, apesar de elevar o poder do Banco do Brasil em alguns mercados relevantes de produtos financeiros.

Entretanto, diante dos ganhos de eficiência gerados pela operação, o Banco Central decidiu vincular a aprovação da operação ao cumprimento de compromissos de desempenho pelo Banco do Brasil, com o objetivo de compartilhar esses ganhos com a sociedade, de acordo com a metodologia usada por agências reguladoras da concorrência, no país e no exterior.

O BB terá prazo de 15 dias, a partir da transferência das ações do banco Nossa Caixa, para promover o alinhamento de tarifas vigentes para seus clientes, estendendo-as aos clientes daquela instituição no que se refere a serviços prioritários, e deve manter as tarifas que eventualmente já apresentem preços menores.

Por determinação do Banco Central, os preços das tarifas dos serviços prioritários serão mantidos nos próximos cinco anos em patamares não superiores à média das tarifas cobradas pelos cinco maiores bancos brasileiros. Além disso, ficou decidido que os clientes da Nossa Caixa ficarão isentos de tarifa ao usar os terminais de auto-atendimento compartilhados entre as duas instituições.



 


Agência Brasil - Banco Central aprova aquisição da Nossa Caixa pelo Banco do Brasil - Direito Público

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário