Anúncios


sexta-feira, 6 de março de 2009

Agência Brasil - Brasil está perto de eliminar a rubéola no país, afirma Temporão - Direito Público

 
5 de Março de 2009 - 11h46 - Última modificação em 5 de Março de 2009 - 11h46


Brasil está perto de eliminar a rubéola no país, afirma Temporão

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil

 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito

Brasília - Após alcançar a marca de 67,2 milhões brasileiros vacinados contra a rubéola, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, avaliou hoje (5) que o país está perto de erradicar a doença. Para ele, a campanha feita nos últimos cinco meses funcionou como uma espécie de “tratamento de choque” para a população brasileira adulta.

“Desde o segundo semestre do ano passado, não registramos mais nenhum caso de rubéola no Brasil. Como fazer para que a doença não volte? Todas as crianças brasileiras, ao nascer, estão sendo vacinadas. Essas duas estratégias [vacinar crianças e adultos] nos dão a tranqüilidade de que estamos muito perto de eliminar essa doença”, disse, em entrevista a emissoras de rádio durante o programa Bom Dia, Ministro.

Temporão lembrou que na última terça-feira (3), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva entregou à Organização Mundial da Saúde (OMS) um dossiê solicitando que o reconhecimento do Brasil como um país livre da rubéola e da síndrome da rubéola congênita. Ele avaliou a conquista como “uma grande vitória”, mas admitiu que o país ainda enfrenta outros desafios, como a incorporação de novas vacinas no Programa Nacional de Imunização.

A campanha de vacinação contra a rubéola ocorreu entre 9 de agosto e 12 de setembro do ano passado. Pela primeira vez, os homens foram o foco da campanha – em 2007, eles representaram 70% dos casos de rubéola registrados no país. E foram justamente eles que tiveram mais resistência à vacinação.

O Brasil, a partir de agora, será monitorado pela OMS e, caso fique comprovada a interrupção da circulação do vírus, o país receberá a certificação. O prazo de monitoramento é de nove meses. Atualmente, nas Américas, apenas nos Estados Unidos a doença foi erradicada.




 


Agência Brasil - Brasil está perto de eliminar a rubéola no país, afirma Temporão - Direito Público

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário