Anúncios


domingo, 15 de março de 2009

Agência Brasil - Comissão consolida projeto de Estatuto dos Povos Indígenas para ser enviado ao Congresso - Direito Público

 
12 de Março de 2009 - 18h57 - Última modificação em 12 de Março de 2009 - 18h57


Comissão consolida projeto de Estatuto dos Povos Indígenas para ser enviado ao Congresso

Daniel Mello
Repórter da Agência Brasil

 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito

Brasília - A Comissão Nacional de Política Indigenista (Cnpi) se reuniu hoje (12) para finalizar o projeto do Estatuto dos Povos Indígenas. O estatuto vai unificar todos os projetos de lei em relação aos direitos dos índios. O projeto será consolidado a partir dos trabalhos de 14 oficinas regionais e deverá ser apresentado para apreciação das comunidades no Abril Indígena, de 13 a 17 do próximo mês, em Brasília.

Segundo a índia Pierangela Cunha, da etnia Wapixana, que integra a bancada indígena na Cnpi, o projeto deverá conter desde princípios gerais da condição indígena até temas como demarcação de terras, recursos minerais, seguridade social, saúde e educação.

Para Pierangela, projetos em tramitação no Congresso que discutem temas específicos, como a mineração em terras indígenas, não atendem os interesses dos índios. “Esvazia-se o estatuto para discutir matérias de interesse econômico, e os demais, que também interessam aos povos indígenas acabam ficando de fora”, afirmou.

Discutir todos os assuntos relativos aos povos indígenas dentro de um único projeto seria o ideal, na avaliação de Cunha. “Nós não queremos que seja aprovado nada fora do estatuto”, disse.

Pierangela acredita que a falta de representantes indígenas, na Câmara e no Senado, dificulte a defesa dos interesses dos índios. “Nós não temos como atuar diretamente porque não temos nenhum parlamentar indígena”, afirmou.

O  estatuto deverá ser enviado para o Congresso Nacional pelo Executivo, após ser consolidado na Cnpi, órgão é ligado ao Ministério da Justiça

 


Agência Brasil - Comissão consolida projeto de Estatuto dos Povos Indígenas para ser enviado ao Congresso - Direito Público

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário