Anúncios


terça-feira, 24 de março de 2009

Agência Brasil - Crise não pode ser pretexto para abuso de poder econômico, diz presidente do Cade - Direito Público

 
23 de Março de 2009 - 16h11 - Última modificação em 23 de Março de 2009 - 16h11


Crise não pode ser pretexto para abuso de poder econômico, diz presidente do Cade

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito

Rio de Janeiro - O presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Arthur Badin, afirmou hoje (23) que a crise mundial não pode servir de pretexto para a prática de abuso de poder econômico por algumas empresas. Para ele, medidas como a formação de monopólios e cartéis e a criação de barreiras protecionistas só provocam o aprofundamento da crise.

Em entrevista no Rio de Janeiro, Badin disse que tais medidas, tomadas durante a crise mundial de 1929, só serviram para piorar a situação. “Interesses monopolistas e interesses protegidos por subsídios e barreiras sempre procuram, com um discurso legitimador baseado na crise, só perpetuar seus privilégios e seus poderes. Não quer dizer que isso vai acontecer, mas chamo a atenção para que a gente não caia no mesmo erro.”

Badin destacou, no entanto, que a crise até agora não gerou um número maior de fusões ou aquisições de empresas. Pelo contrário, o número deste tipo de operações foi até reduzido, disse ele.

“É curioso, na verdade, que o número de fusões e aquisições tenha caído, talvez porque todo mundo está esperando para ver qual é o horizonte, deixar o horizonte se abrir um pouco mais. Não dá para saber se vai aumentar ou se vai diminuir [o número de fusões].”

O Cade é o órgão federal responsável pela prevenção e apuração de abusos de poder econômico praticados no Brasil. Uma das funções do conselho é autorizar a fusão ou compra de empresas.





 


Agência Brasil - Crise não pode ser pretexto para abuso de poder econômico, diz presidente do Cade - Direito Público

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário