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domingo, 22 de março de 2009

Agência Brasil - Falha de diagramação causou erro em livros distribuídos em escolas de SP, diz fundação - Direito Público

 
19 de Março de 2009 - 12h20 - Última modificação em 19 de Março de 2009 - 13h16


Falha de diagramação causou erro em livros distribuídos em escolas de SP, diz fundação

Bruno Bocchini
Repórter da Agência Brasil

 
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São Paulo - Uma falha de diagramação causou os erros publicados em cerca de 500 mil livros distribuídos a estudantes do estado de São Paulo, segundo a Fundação Vanzolini, responsável pela elaboração dos mapas e do projeto gráfico da obra. Um livro didático de geografia, usado por alunos da 6ª série do ensino fundamental nas escolas públicas, mostra o Paraguai duas vezes em um mapa da América do Sul e exclui o Equador. O problema aparece tanto nos livros destinados aos estudantes quanto nas publicações destinadas aos professores.

A Secretaria de Estado da Educação (SEE) informou que determinou à Fundação Vanzolini a troca das publicações com erros. De acordo com a secretaria, a instituição arcará com todos os custos da troca, incluindo a impressão e a distribuição. O órgão informou ainda que os professores estaduais já têm à disposição a correção no site da secretaria ou no endereço eletrônico www.saopaulofazescola.sp.gov.br.

O livro com erro é um material complementar distribuído na rede estadual. A publicação não substitui o material didático, mas é utilizada em conjunto com os materiais destinados aos professores.

A fundação informou, por meio de nota, que o problema afetou 1,55% dos livros publicados e foi gerado no processo de diagramação e aplicação dos nomes dos países na publicação. Segundo a instituição, a base cartográfica está correta, e o livro, na página 3, traz o mapa com os nomes dos países adequadamente aplicados.

“Com isso, deixa-se claro que o mapa recomendado pelos especialistas indicados pela Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas da Secretaria de Estado da Educação estava correto”. A Fundação Vanzolini informou ainda que será estudada uma forma de reaproveitar os cadernos  recolhidos.



 


Agência Brasil - Falha de diagramação causou erro em livros distribuídos em escolas de SP, diz fundação - Direito Público

 



 

 

 

 

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