Anúncios


sexta-feira, 6 de março de 2009

Agência Brasil - Lula e Obama vão discutir relações entre Venezuela e Estados Unidos - Direito Público

 
5 de Março de 2009 - 19h10 - Última modificação em 5 de Março de 2009 - 19h10


Lula e Obama vão discutir relações entre Venezuela e Estados Unidos

Yara Aquino*
Repórter da Agência Brasil

 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito

Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontrará pela primeira vez com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, no dia 14 deste mês, em Washington. A data inicial do encontro seria 17 de março, mas foi antecipada por se tratar de feriado religioso nos Estados Unidos.

Um dos temas da conversa será a relação entre os Estados Unidos e a Venezuela, conforme ficou acertado ontem (4), em conversa entre Lula e o presidente venezuelano, Hugo Chávez, segundo informaram fontes do Planalto. No governo de George W. Bush, que antecedeu Obama, o presidente da Venezuela fez duras e freqüentes críticas à política externa norte-americana.

Em setembro do ano passado, Chávez chegou a expulsar de seu país o embaixador dos Estados Unidos, sob a acusação que os norte-americanos estavam interferindo na Bolívia. Em seguida, o embaixador da Venezuela em Washington também foi expulso.

O convite para o encontro entre Lula e Obama foi feito pelo presidente norte-americano em telefonema no final de janeiro. Na ocasião, Obama disse que já havia orientado sua equipe econômica para conversar com o Brasil sobre posições na próxima reunião do G20 (grupo das 20 maiores economias mundiais), que ocorrerá em abril, em Londres.

Durante a conversa, Lula mencionou os assuntos prioritários do governo brasileiro com os Estados Unidos: paz mundial, mudanças climáticas, biocombustíveis, G20 e relações com a América Latina e a África.

Depois de passar por Washington, capital do país, Lula seguirá para Nova Iork, onde participará de seminário com investidores americanos.

*Colaborou Carolina Pimentel  



Agência Brasil - Lula e Obama vão discutir relações entre Venezuela e Estados Unidos - Direito Público

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário