Anúncios


sexta-feira, 6 de março de 2009

Agência Brasil - Mantega diz que economia brasileira dá sinais de melhoria diante da crise - Direito Público

 
5 de Março de 2009 - 13h25 - Última modificação em 5 de Março de 2009 - 13h25


Mantega diz que economia brasileira dá sinais de melhoria diante da crise

Daniel Lima
Repórter da Agência Brasil

 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito

Brasília - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou hoje (6) que observa alguns sinais de melhoria da economia brasileira diante da crise internacional. Ele afirmou, porém, que os sinais são incipientes e que se dão a partir de comparação com o quarto trimestre de 2008.

“ Não significa que a crise está superada. Não significa que os problemas acabaram, mas significa que podemos ver a luz no final do túnel”, disse durante o Seminário Internacional sobre Desenvolvimento, do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), que ocorre até amanhã na capital federal.

Um exemplo desses sinais seria a melhora no mercado de commodities, pois os preços estão se estabilizando e de certa forma até havendo elevação dos produtos brasileiras. Outro sinal é a melhoria nas operações da Bolsa de Valores, que estavam abaixo de 30 mil pontos e chegam agora a 40 mil. Mantega destacou ainda o fluxo cambial (entrada e saída de dólares na economia), que segundo ele foi problemático em outubro, novembro, dezembro e janeiro e agora apresenta sinais positivos.

Ele também destacou a indústria automotiva, que teve uma queda expressiva nas vendas no fim de 2008, alcançou agora a venda de 200 mil veículos mês. É impostante notar, segundo ele, que enquanto a indústria automobilística nos Estados Unidos teve queda de 39,9% nas vendas em janeiro de 2009, em relação ao mesmo mês de 2008, no Brasil essa queda foi de apenas 8,1%, na mesma comparação.

Mantega fez ainda um balanço da situação econômica brasileira antes e depois da crise. “A crise continua sem solução e o problema não foi solucionado porque o governo dos EUA não sabe o que fazer, se estatiza os bancos ou não.” Ele lembrou que o prejuízo dos bancos chegam a US$ 792 bilhões no mundo, e as perdas potenciais de crédito devem chegar a US$ 2 trilhões.



 


Agência Brasil - Mantega diz que economia brasileira dá sinais de melhoria diante da crise - Direito Público

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário