Anúncios


quarta-feira, 11 de março de 2009

Agência Brasil - PF cumpre 102 mandados de prisão contra traficantes de animais silvestres - Direito Público

 
11 de Março de 2009 - 09h22 - Última modificação em 11 de Março de 2009 - 10h16


PF cumpre 102 mandados de prisão contra traficantes de animais silvestres

Cristiane Ribeiro
Repórter da Agência Brasil

 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito

Rio de Janeiro - A Polícia Federal realiza desde o início da manhã de hoje (11) uma operação para desarticular uma quadrilha internacional de traficantes de animais silvestres para o exterior e para o comércio em feiras livres no Rio de Janeiro. Várias pessoas já foram detidas e estão sendo levadas para a Superintendência da Polícia Federal no Rio de Janeiro.

De acordo com nota divulgada pela Polícia Federal, estão mobilizados 450 agentes para cumprir 102 mandados de prisão e 140 de busca e apreensão no Pará, Maranhão, em Sergipe, na Bahia, em Minas Gerais, no Espírito Santo, em São Paulo, no Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.

A operação foi batizada de Oxóssi em homenagem à divindade africana que representa o protetor dos animais e das matas. Agentes federais também buscam integrantes da quadrilha em Portugal, na Suíça e República Tcheca.

De acordo com a nota da Polícia Federal, as investigações da Operação Oxóssi começaram em janeiro do ano passado e apontam que os envolvidos chegavam a comercializar 500 mil animais por ano. Entre as espécies mais negociadas estão diversos tipos de aves, cobras, onças-pintadas, veados-mateiros e macacos-prego. No Rio de Janeiro, os animais eram vendidos nas feiras de Honório Gurgel e Areia Branca e em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

Segundo a Polícia Federal, os envolvidos no esquema são acusados de crime ambiental, receptação, contrabando e formação de quadrilha.

Mais detalhes da Operação Oxóssi serão divulgados em entrevista coletiva marcada para as 11h na Superintendência da Polícia Federal no Rio.



 


Agência Brasil - PF cumpre 102 mandados de prisão contra traficantes de animais silvestres - Direito Público

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário