Anúncios


sábado, 14 de março de 2009

Agência Brasil - Produção das usinas do Rio Madeira poderá reduzir preço da energia em todo o país - Direito Público

 
11 de Março de 2009 - 20h48 - Última modificação em 11 de Março de 2009 - 20h48


Produção das usinas do Rio Madeira poderá reduzir preço da energia em todo o país

Luana Lourenço
Enviada Especial

 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito

Porto Velho - A entrada em operação das usinas do Complexo Hidrelétrico do Rio Madeira – a partir de 2012 – poderá reduzir o preço da energia elétrica em todo o país. Em Rondônia, o impacto será maior porque a integração do estado ao Sistema Interligado Nacional vai permitir a substituição da energia térmica, pelo menos quatro vezes mais cara que a hidráulica.

De acordo com o diretor do departamento de monitoramento do setor elétrico do Ministério de Minas e Energia, Robésio Maciel, cerca de 800 megawatts de energia das usinas serão disponibilizados para Rondônia. “O suficiente para garantir atendimento energético por mais de uma década”, afirmou hoje (11).

Para o restante do país, a queda do preço da energia será reflexo da redução da cobrança da conta de consumo de combustíveis (CCC). Gerida pela Eletrobrás, a CCC é um encargo que subsidia a compra de combustíveis usados na geração térmica de energia em localidades que não fazem parte do sistema interligado nacional (conhecido como linhão), situadas principalmente na Região Norte.

“É um subsídio pago por todos os consumidores para beneficiar quem está fora do linhão. Com a integração de Rondônia, essa cobrança vai diminuir e a tendência é que o preço final da energia caia”, destacou Maciel. A Termonorte, principal responsável pelo abastecimento de Porto Velho, capital do estado, também será integrada ao linhão.

Maciel participou de entrevista coletiva com representantes do governo federal para antecipar a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que amanhã (12) visitará os canteiros de obras das duas usinas do Complexo do Madeira.

Lula também irá conhecer um projeto de capacitação de trabalhadores, parceria entre o governo, a construtora Norberto Odebrecht e o Sistema S, e entregará escrituras a moradores de um bairro popular da capital rondoniense.



 


Agência Brasil - Produção das usinas do Rio Madeira poderá reduzir preço da energia em todo o país - Direito Público

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário