Anúncios


sexta-feira, 20 de março de 2009

Agência Brasil - Pronasci será usado para combater crimes de fronteira em Foz de Iguaçu - Direito Público

 
19 de Março de 2009 - 17h14 - Última modificação em 19 de Março de 2009 - 17h14


Pronasci será usado para combater crimes de fronteira em Foz de Iguaçu

Lígia Souto
Repórter da Agência Brasil

 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito

Brasília - O ministro da Justiça, Tarso Genro, e o prefeito de Foz do Iguaçu (PR), Paulo Mac Donald Ghisi, assinaram hoje (19) o convênio de adesão da cidade ao Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).

De a cordo com o ministro, o Pronasci ganhou ramificações voltadas a determinados temas e regiões. “Nós resolvemos instituir três programas especiais de fronteira: no Rio Grande do Sul, onde há uma grave questão de abigeato (roubo de gado); em Foz do Iguaçu e em Corumbá .”

O objetivo, segundo Tarso Genro, é combater crimes típicos de fronteiras, como tráfico de drogas e de pessoas, contrabando e roubo de gado. Para a implementação do programa em Foz do Iguaçu, o ministro explicou que será apresentado, em breve, um projeto completo para a região.

“Isso exige, preliminarmente, um trabalho de inteligência muito forte feito pela Polícia Federal. A partir desse trabalho, nós vamos designar o rol de necessidade e fazer um planejamento das ações”, explica.

Ghisi disse que o convênio veio em boa hora e solicitou ao ministro ajuda na proteção do Rio Iguaçu, que segundo ele, serve de passagem  para barcos carregados com armamentos e drogas para distribuição em todo o país.

O secretário-executivo do Ministério da Justiça e coordenador do Pronasci, Luiz Paulo Ferreira Barreto, afirmou que, com o programa, a fiscalização na fronteira poderá ser intensificada e medidas serão tomadas para o combate ao crime em Foz do Iguaçu.

“Nós podemos ajudar a prefeitura na estruturação e aumento da guarda municipal, com a aquisição de helicóptero, com a locação de novos veículos e atuar, também, em centros onde já há criminalidade, com projetos sociais”, ressaltou.

Criado em 2007, o Pronasci articula políticas de segurança com ações sociais para enfrentar a criminalidade no país. O governo federal investirá R$ 6,7 bilhões no programa até o fim de 2012.



 


Agência Brasil - Pronasci será usado para combater crimes de fronteira em Foz de Iguaçu - Direito Público

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário