Anúncios


domingo, 22 de março de 2009

Agência Brasil - Queda na avaliação do governo revelada pela pesquisa é consequência da crise, diz CNI - Direito Público

 
20 de Março de 2009 - 19h44 - Última modificação em 20 de Março de 2009 - 19h01


Queda na avaliação do governo revelada pela pesquisa é consequência da crise, diz CNI

Ivan Richard
Repórter da Agência Brasil

 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito

Brasília - Pesquisa encomendada pela Confederação Nacional da Indústria ao Ibope (CNI/Ibope), divulgada hoje (20), mostra que houve piora nos percentuais de avaliação da população relacionado a atuação do governo nas nove áreas da administração pública analisadas. A queda dos indicadores, segundo a CNI, seria reflexo direto do impacto da crise econômica mundial no Brasil.

A forma como o governo lida com o desemprego foi o indicador que teve a pior avaliação, conforme a pesquisa CNI/Ibope. De dezembro para março, os que aprovam a forma como o governo combate o desemprego caiu de 57% para 46% e os que desaprovam cresceu de  40% para 50%. A inda de acordo com a pesquisa, o percentual dos entrevistados que aprovam a forma como o governo administra o combate à fome e à pobreza diminuiu de 67%, no último levantamento, para 56% em março. Já aqueles que desaprovam, aumentou de 30% para 41%.

Para o diretor de Relações Institucionais da CNI, Marco Antônio Guarida, os dados econômicos influenciam maciçamente na forma como a população avalia o governo. “A nossa pesquisa registra o sentimento da população neste momento e não tem nenhuma capacidade antecipatória. Mas todos sabem que a questão econômica, em todas as sociedades, é central na constituição da avaliação sobre o desemprenho do governo e do seu grau de satisfação”, disse.

A atuação do governo em relação à taxa de juros tinha aprovação de 41% da população, em dezembro. Já em março, o mesmo percentual passou para 37%. Paralelamente, o total de brasileiros que desaprovam a maneira como o Banco Central administra os juros do país passou de 51%, em dezembro, para 55% este mês. No combate à inflação, o percentual dos que aprovam as política do governo passou de 49% para 43%. Aqueles que desaprovam saltou de 44% para 52%.

As outras áreas analisadas pela pesquisa foram a de segurança pública, impostos, meio ambiente saúde e educação. A pesquisa CNI/Ibope foi realizada de 11 a 15 de março e entrevistou 2.002 mil pessoas em 144 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos e o grau de confiança é de 95%.



 


Agência Brasil - Queda na avaliação do governo revelada pela pesquisa é consequência da crise, diz CNI - Direito Público

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário