Anúncios


domingo, 22 de março de 2009

Agência Brasil - Relator do Orçamento de 2009 considera boa previsão de crescimento de 2% do PIB - Direito Público

 
19 de Março de 2009 - 18h52 - Última modificação em 19 de Março de 2009 - 23h10


Relator do Orçamento de 2009 considera boa previsão de crescimento de 2% do PIB

Marcos Chagas
Repórter da Agência Brasil

 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito

Brasília - O relator do Orçamento Geral da União para 2009, senador Delcídio Amaral (PT-MS), afirmou hoje (19) que se o governo federal conseguir atingir 2% de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) – total das riquezas produzidas pelo país -, prevista na reavaliação das metas, “já estará para lá de bom”. Delcídio Amaral esperava um corte no orçamento maior do que os R$ 21,6 bilhões anunciados hoje pelo Executivo.

“Se crescer 2% será uma maravilha, um oásis dentro de um deserto mundial. Eu acho que se crescer 2% será ótimo e nós não teremos do que reclamar. É um sinal que o Brasil está indo bem”, afirmou o parlamentar, ao comentar os efeitos da crise financeira mundial, que tem comprometido o crescimento de praticamente todos os países.

Quanto aos cortes anunciados pela equipe econômica, Delcídio Amaral afirmou que sua expectativa é que ficassem por volta de R$ 25 bilhões. Lembrou que os cortes nas emendas de bancada e de comissão, atingidas pelo contingenciamento do governo, tem pouca realização.

O senador acrescentou que o Executivo terá “outros espaços” para adequar-se à nova realidade econômica imposta pela crise mundial. Citou como exemplos, a redução da taxas de juros para aquecer o setor produtivo e as medidas provisórias para eventualmente “alongar” os reajustes salariais do funcionalismo público.

Para Delcídio Amaral, outra economia a ser feita pelo Executivo está na restrição dos concursos públicos previstos para 2009 a áreas essenciais.



 


Agência Brasil - Relator do Orçamento de 2009 considera boa previsão de crescimento de 2% do PIB - Direito Público

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário