Anúncios


terça-feira, 17 de março de 2009

Agência Brasil - TV Cultura pede autorização ao governo para utilizar a multiprogramação - Direito Público

 
17 de Março de 2009 - 14h01 - Última modificação em 17 de Março de 2009 - 14h01


TV Cultura pede autorização ao governo para utilizar a multiprogramação

Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil

 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito

Brasília - O diretor-presidente da TV Cultura, Paulo Markun, esteve reunido hoje (17) com o ministro das Comunicações, Hélio Costa, para pedir que o governo autorize a emissora a utilizar o recurso da multiprogramação, que é a transmissão de diferentes programações simultaneamente dentro de um mesmo canal. Na última segunda-feira (9), a TV Cultura já havia colocado no ar dois novos canais dentro do sistema de multiprogramação, sem autorização do Ministério.

Na quinta-feira, Hélio Costa ameaçou lacrar os transmissores da TV Cultura pelo uso indevido da multiprogramação. Um dia depois, a emissora recebeu uma comunicação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) determinando que os canais Univesp TV e Multicultura fossem retirados do ar.

Segundo Markun, Hélio Costa  prometeu examinar o assunto com interesse. A expectativa da TV Cultura é que a questão seja resolvida até maio, quando está programado o início do primeiro curso pelo canal da Univesp. “Mas a decisão é do ministro, eu não vou dar prazo para o ministro”, ressaltou o diretor.

Markun espera que o governo leve em consideração, na análise do pedido, a importância dos programas e a qualidade da programação que deverá ser oferecida pelos dois canais. “Isso é um primeiro passo no sentido de examinar as possibilidades que a multiprogramação oferece para além da questão comercial ou simplesmente da alta definição”, diz.

O diretor da TV Cultura explica que os canais foram colocados no ar em caráter experimental, e que a decisão não foi uma afronta ao governo. “Foi colocado no ar para fazer experiência, mas no momento em que o ministro considerou que isso era um ruído, nós tiramos do ar”. Segundo ele, a TV Cultura já havia pedido a autorização para o uso da multiprogramação em fevereiro de 2008.

A Univesp TV, que significa Universidade Virtual de São Paulo, será utilizado em um programa de formação universitária de ensino superior e de especialização de professores. Já o Multicultura terá programação cultural, e vai iniciar a experimentação da interatividade na TV Digital.



 


Agência Brasil - TV Cultura pede autorização ao governo para utilizar a multiprogramação - Direito Público

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário