Anúncios


sábado, 21 de março de 2009

Agência Brasil - Agricultores ainda ocupam prédio do Incra em Brasília - Direito Público

 
19 de Março de 2009 - 23h00 - Última modificação em 19 de Março de 2009 - 23h02


Agricultores ainda ocupam prédio do Incra em Brasília

Da Agência Brasil


 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito
Fábio Rodrigues Pozzebom/ABr
Brasília - Reunião entre representantes dos assentados e a direção do Incra para discutir a desocupação do prédioBrasília - Reunião entre representantes dos assentados e a direção do Incra para discutir a desocupação do prédio
Brasília - Os agricultores filiados à Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf) que invadiram hoje (19) a sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em Brasília, não cumpriram o mandado de reintegração de posse expedido pela 17ª Vara Cível Federal e permanecem no prédio do órgão.

Cerca de 400 manifestantes deveriam deixar o local até as 20h26, entretanto, sem a presença da Polícia Federal o mandado não foi cumprido. Os oficiais de justiça encarregados pelo mandado deixaram o local por volta das 21h e devem voltar amanhã (20) pela manhã. O documento de reintegração de posse foi pedido hoje pelo presidente do Incra, Rolf Hakbart.

De acordo com a coordenadora da Fetraf nacional, Graça Amorim, a federação não vai dialogar novamente com Hakbart e nem com o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel. A intenção agora é envolver a Casa Civil e a Secretaria Geral da Presidência da República nas negociações. “Nós queremos falar de fato com quem manda nesse país, porque para nós não tem mais diálogo”, disse.

Segundo Edmar Bezerra, um dos coordenadores da Fetraf, já existe uma “gestão superior” a presidência do Incra que garantiu as reivindicações e está negociando a situação com a diretoria do órgão. Ele informou que os manifestantes devem deixar o local amanhã, antes do início expediente.

Bezerra afirmou que se não sair acordo, haverá uma nova ocupação com outra magnitude. “Só veio o número mínimo de representantes dos estados. Nós temos muito apoio, é muita gente”, afirmou.

Os manifestantes estão desde domingo (15) no prédio do Incra. A permanência deles até ontem (18) era permitida pelaa diretoria do órgão. Porém, como as reuniões para discussão da pauta foram paralisadas e remarcadas três vezes, eles decidiram ocupar o prédio por completo.

O conselho de negociação da Fetraf, com 54 representantes de vários estados, está reunido no 9º andar do edifício. Já os manifestantes, estão espalhados pela garagem e no hall de entrada, impedindo a entrada dos servidores do Incra.

Na pauta de reivindicações constam o fortalecimento dos projetos na área da reforma agrária, além de questões relacionadas à infra-estrutura, habitação e formação de jovens por intercâmbios culturais.

Para Francisco de Lucena, coordenador da Fetraf do Distrito Federal e Entorno, não há nada de grave e nem de problemático nas reivindicações, apenas a falta de vontade do Incra em negociar. “Há uma incapacidade, uma inoperância na instituição que precisa ser superada e só será superada se houver compromisso. Vontade política existe o que não existe é compromisso no processo de operação das demandas”, afirmou.

 



Agência Brasil - Agricultores ainda ocupam prédio do Incra em Brasília - Direito Público

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário