Anúncios


domingo, 22 de março de 2009

Agência Brasil - Amorim defende participação de emergentes na direção de organismos internacionais - Direito Público

 
21 de Março de 2009 - 18h56 - Última modificação em 21 de Março de 2009 - 23h19


Amorim defende participação de emergentes na direção de organismos internacionais

Marcos Chagas
Repórter da Agência Brasil

 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito

Brasília - O ministro de Relações Exteriores, Celso Amorim, defendeu hoje (22), em Bruxelas, reformas em instituições internacionais como o Fundo Monetário Internacional (FMI), o Banco Mundial (Bird) e a Organização das Nações Unidas (ONU), como forma de se solucionar parte da crise financeira mundial.

Amorim questionou o controle dessas instituições por europeus e norte-americanos, sem rotatividade dos cargos de direção com outros países.

“Parte da solução da crise atual passa pela reforma das instituições internacionais, como o FMI, o Banco Mundial e as Nações Unidas. Por que o presidente do Banco Mundial tem de ser sempre um norte-americano, e o diretor-geral do FMI, um europeu? Curiosamente, a única organização internacional que se reformou o seu processo de decisão foi a OMC, justamente porque é mais informal”, afirmou o chanceler brasileiro.

O ministro participou de um painel sobre multilateralismo econômico no Brussels Forum 2009, encontro que trata de governança econômica global. No debate estavam, também, o presidente do Bird, Robert Zoellick; o ministro do Reino Unido para África, Ásia e Nações Unidas, Mark Malloch-Brown; e o secretário-geral da Commonwealth(Comunidade das Nações), Kamalesh Sharma.

Celso Amorim voltou a criticar a adoção de medidas protecionistas como forma de os países preservarem suas economias dos efeitos da crise internacional. Ele destacou que a implementação de providências para estimular a economia é importante, “mas somente na medida em que elas não forem protecionistas”.

Amorim ressaltou ainda que esses estímulos precisam ser proporcionais a cada país. “Não adianta pedir ao Brasil, Turquia ou outros países em desenvolvimento o que cabe aos países ricos fizerem”, frisou.

Segundo o ministro, a conclusão o mais breve possível da Rodada Doha, da OMC, é fundamental para evitar que a decisão pelo protecionismo ganhe espaço entre os governantes. “Concluir a Rodada Doha vai contra o instinto nacionalista que prevalece em situações de crise econômica como a atual. Por isso é tão importante concluí-la”, defendeu.

Para o chanceler, o maior desafio dos países emergentes, nesta crise, é a falta de crédito para o comércio exterior. Na opinião de Amorim, se uma pequena parte dos recursos aplicados pelos governos dos países do primeiro mundo em suas instituições financeiras fosse destinada para estimular o comércio entre os países em desenvolvimento, “os benefícios seriam enormes para o comércio e a economia mundial”.



 


Agência Brasil - Amorim defende participação de emergentes na direção de organismos internacionais - Direito Público

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário