Anúncios


terça-feira, 17 de março de 2009

Agência Brasil - Celso Amorim diz que diversificar parceiros comerciais deixa Brasil menos vulnerável à crise - Direito Público

 
16 de Março de 2009 - 15h29 - Última modificação em 16 de Março de 2009 - 16h08


Celso Amorim diz que diversificar parceiros comerciais deixa Brasil menos vulnerável à crise

Eduardo Castro
Enviado Especial da EBC

 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito

Nova York (Estados Unidos) - O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, disse hoje (16) que a opção brasileira de diversificar seus parceiros comerciais ajuda a deixar o país menos vulnerável no momento de crise. Mas ressaltou que esse posicionamento não enfraquece o relacionamento com parceiros de longa data.

 “O fluxo comercial entre Brasil e Estados Unidos duplicou em seis anos e as exportações brasileiras para os norte-americanos cresceram mais do que as de todos os países que têm acordos de livre comércio com os Estados Unidos”, disse o chanceler.

A estatística, segundo Amorim, enfraquece a tese de que o Brasil esteja perdendo espaço ao buscar mercados menos convencionais, como a América Latina, África e Oriente Médio. O ministro também rebateu críticas de que a aproximação com a África não tenha trazido benefícios econômicos ao país. “Desde 2003, o comércio com a África passou de U$ 5 bilhões para U$ 26 bilhões anuais. Se a África fosse um país, já seria o quarto parceiro comercial do Brasil”, disse o chanceler.

Amorim foi o último dos ministros, que acompanham o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em viagem aos Estados Unidos a falar no seminário sobre oportunidade de investimentos no Brasil. E aproveitou para defender a retomada da Rodada Doha – negociação de novas regras para o comércio mundial iniciada em 2001, no Catar, inconclusa até hoje.

“Os EUA não precisam ter receio de Doha”, declarou Amorim. “Doha não é um grande acordo de livre comércio, mas uma mudança de regras para melhorar para todos. Visa, principalmente, chegar à eliminação de subsídios, implementar um sistema livre de cotas e tarifas para os países pobres e o reforçp do sistema multilateral, que fortalece, inclusive, a paz”, explicou Amorim.



 


Agência Brasil - Celso Amorim diz que diversificar parceiros comerciais deixa Brasil menos vulnerável à crise - Direito Público

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário