Anúncios


segunda-feira, 23 de março de 2009

Agência Brasil - Com programa habitacional, governo quer criar empregos, diz Dilma Rousseff - Direito Público

 
21 de Março de 2009 - 18h09 - Última modificação em 21 de Março de 2009 - 18h08


Com programa habitacional, governo quer criar empregos, diz Dilma Rousseff

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito

Rio de Janeiro - O programa habitacional Um milhão de Casas, que o governo federal pretende lançar na próxima semana, está focado na lógica da inclusão social e do enfrentamento da crise externa, que é a criação de empregos. A afirmação foi feita hoje (21),  no Rio de Janeiro, pela ministra-chefe da Casa Civil da Presidência da República, Dilma Rousseff, durante seminário promovido pelo PT.

O programa garante à população de zero a dez salários mínimos o acesso à moradia. “Só começa a pagar a prestação quando tiver a chave na mão”, sublinhou Dilma. A medida visa a impedir que haja acúmulo do pagamento da prestação com o do aluguel.

Para a população de zero a três mínimos, vai haver um subsídio próximo do integral. A ministra assegurou, contudo, que “não vamos dar casa de graça”. A prestação mínima será de R$ 50. Dilma afirmou que para cobrir o custo de uma casa de 40 metros quadrados “é papel do Estado dar a garantia desse subsídio”.

Acima de três mínimos até seis salários haverá um subsídio parcial. O trabalhador não poderá comprometer mais de 20% da renda na prestação. “Quem recebe menos, vai pagar uma prestação menor”, explicou a ministra. De seis a dez salários,  haverá uma política de estímulo.

Dilma disse que o programa vai criar muitos empregos não só na construção civil, mas em toda a cadeia de fornecedores. “O governo vai colocar o foco onde ele deve estar, que é a garantia de acesso da população de baixa renda à casa própria.” A idéia do governo, relatou a ministra, é transformar o combate à crise em oportunidade de o país sair da crise melhor do que entrou.

Ela acrescentou que o governo vai dar continuidade também aos investimentos no pré-sal, onde o Brasil detém uma posição diferenciada dos demais países. Enquanto as reservas de petróleo e gás brasileiras alcançam em torno de 14 bilhões de barris, somente três campos do pré-sal – Tupi, Iara e Parque das Baleias – acumulariam entre 8 bilhões e 14 bilhões, disse a ministra. “O pré-sal vai transformar o Brasil em exportador de petróleo.”

 




 


Agência Brasil - Com programa habitacional, governo quer criar empregos, diz Dilma Rousseff - Direito Público

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário