Anúncios


segunda-feira, 23 de março de 2009

Agência Brasil - Brasil precisa criar medidas para manter empregos de pessoas com Down, diz psicóloga - Direito Público

 
22 de Março de 2009 - 20h15 - Última modificação em 22 de Março de 2009 - 20h50


Brasil precisa criar medidas para manter empregos de pessoas com Down, diz psicóloga

Lisiane Wandscheer
Repórter da Agência Brasil

 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito

Brasília - O mercado de trabalho vem evoluindo para as pessoas com Sídrome de Down, mas o Estado deveria, além de ampliar o acesso ao emprego, criar medidas capazes de mantê-lo. A opinião é da psicóloga e representante da entidade Inclusão Brasil, Marina Almeida, que trabalha há 23 anos com pessoas com a síndrome.

“Melhorar o amparo do Estado com medidas salariais e garantir a permanência no emprego por um tempo maior e seguro são fundamentais. O problema no Brasil não é só o emprego, mas permanência nele”,  afirmou Marina em entrevista à Agência Brasil.

Segundo ela, a legislação brasileira ainda está na fase de garantir o cumprimento das cotas, mas não há qualquer segurança sobre a continuidade no emprego ou seguro-desemprego, o que gera um impasse para as famílias com vulnerabilidade econômica.

“Muitas famílias preferem que seus filhos sejam aposentados por invalidez para terem o benefício do INSS [Instituto Nacional do Seguro Social] garantido, que pode ser revertido no tratamento, a entrarem num emprego inseguro. Se perdem o emprego precisam recorrer novamente ao INSS e aí o processo é demorado”, argumentou a psicóloga.

Para ela, o Brasil deveria seguir o exemplo da Itália para avançar mais rapidamente na garantia dos direitos sociais às pessoas com Down.

“A Itália é referência mundial. O país tem empregado mais de 30 mil pessoas com Síndrome de Down e hoje discute a aposentadoria”, afirmou.

Marina relata que na Itália existe incentivo de um ano de benefício para as pessoas com deficiência se manterem no emprego e também o seguro-desemprego, o que estimula as pessoas nessa condição a ingressarem no mercado do trabalho.

Os problemas enfrentados pelas pessoas com Sídrome de Down foram discutidos neste final de semana em vários pontos do país por ocasião do Dia Internacional da Síndrome de Down ,celebrado neste sábado (21).



 


Agência Brasil - Brasil precisa criar medidas para manter empregos de pessoas com Down, diz psicóloga - Direito Público

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário