Anúncios


terça-feira, 10 de março de 2009

Agência Brasil - Consumo da Administração Pública é o único setor a crescer no quarto trimestre de 2008 - Direito Público

 
10 de Março de 2009 - 13h32 - Última modificação em 10 de Março de 2009 - 13h48


Consumo da Administração Pública é o único setor a crescer no quarto trimestre de 2008

Flávia Villela
Repórter da Agência Brasil

 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito

Rio de Janeiro - A crise econômica mundial, que se agravou a partir de setembro passado, causou queda nas taxas de todos os setores que compõem o Produto Interno Bruto brasileiro (PIB), no quarto trimestre de 2008, com exceção do Consumo da Administração Pública – que cresceu 0,5%, em relação aos três meses anteriores. É o que mostra pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística o IBGE, divulgada hoje (10) no Rio de Janeiro.

Em comparação ao terceiro trimestre de 2008, os meses seguintes registraram queda de 3,6% no PIB, a maior desaceleração desde o início da série da pesquisa do IBGE, em 1996, quando houve queda de 7,9%, ante o mês anterior.

Segundo o estudo, o setor mais afetado das atividades produtivas foi o da indústria que registrou queda de 7,4%, do terceiro para o quarto trimestre de 2008. A agropecuária apresentou queda de 0,5%. O setor de serviços também teve queda na produção de 0,4% no nesse período.

Do ponto de vista da demanda interna, a Formação Bruta de Capital Fixo (investimentos) apresentou recuo de 9,8%, também o maior da série, iniciada em 2000. A Despesa de Consumo das Famílias registrou queda de 2%, no quarto trimestre. O resultado negativo não ocorria desde o segundo trimestre de 2003.

Segundo o coordenador das Contas Nacionais do IBGE, Roberto Olinto, a queda do consumo das famílias pode ser explicada em parte pela queda da renda, mas também por uma posição mais cautelosa por parte das famílias na hora de consumir. “O consumo das famílias é uma das variáveis mais importantes para o crescimento do PIB, tanto que tem um peso de 61% do total”, explicou ele.

A pesquisa indica também que as Exportações de Bens e Serviços apresentaram queda de 2,9%. Já as Importações de Bens e Serviços decresceram 8,2%. Embora tenha sido a única atividade que não apresentou queda no quarto trimestre passado, o Consumo da Administração Pública registrou desaceleração ante o mês anterior (de 1,6% para 0,5%).

Roberto Olinto ressaltou que é prematuro fazer projeções sobre impactos futuros e tendências. “A dimensão efetiva desse momento econômico não está clara ainda. Não acredito que um processo de investimento como vem sendo desenvolvido no Brasil nos últimos anos possa ser analisado por um único trimestre”.



 


Agência Brasil - Consumo da Administração Pública é o único setor a crescer no quarto trimestre de 2008 - Direito Público

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário