Anúncios


domingo, 15 de março de 2009

Agência Brasil - Contag se desfilia da CUT mas promete continuar debatendo com a central sindical - Direito Público

 
14 de Março de 2009 - 18h22 - Última modificação em 14 de Março de 2009 - 18h22


Contag se desfilia da CUT mas promete continuar debatendo com a central sindical

Mylena Fiori
Repórter da Agência Brasil

 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito

Brasília - A Confederação Nacional dos Trabalhadores da Agricultura (Contag) decidiu se desfiliar da Central Única dos Trabalhadores (CUT). A desfiliação foi aprovada por 1.441 votos contra 1.109 durante o 10º Congresso Nacional da Contag, encerrado hoje (14) em Brasília.

Segundo Alberto Broch, eleito novo presidente da entidade, a partir de agora a Contag trabalhará em coordenação com a CUT e com a Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB). A entidade estava filiada à CUT há 14 anos.

“Hoje, a base da Contag está ligada a duas centrais e vamos trabalhar com as duas, independente de filiação. Para o trabalhador rural, o que mais importa é termos uma representatividade forte, capaz de responder às suas necessidades”, afirma Broch.

Ele explica que a Contag é formada por 27 federações que reúnem cerca de 4 mil sindicatos rurais e 20 milhões de trabalhadores e trabalhadoras do campo. Entre as federações, 17 são filiadas à CUT, seis à CTB e quatro são independentes. No entanto, as grandes federações estão ligadas à CTB - formada em 2007 por uma dissidência do PCdoB -, o que faz com que cerca de 3 mil sindicatos estejam vinculados a essa central sindical, e não à CUT.

“A desfiliação significa a vontade da maioria dos sindicatos. Evidentemente que não vamos ficar ilhados do debate das centrais. Elas têm um papel importante e vamos continuar debatendo”, assegura.

O atual presidente da Contag, Manoel dos Santos, ligado ao PT, defendia a manutenção da filiação à CUT. Na sua avaliação, a vinculação à maior central sindical do país fortalece a Contag.

A tese da desfiliação era defendida pelos delegados vinculados às federações de trabalhadores na agricultura do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, do Paraná, de Minas Gerais e da Bahia – todos ligados à CTB.

Os trabalhadores que votaram pela desfiliação acusam a CUT de reconhecer a Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Fetraf) como interlocutora dos trabalhadores do campo em vez de defender a unicidade sindical. Também consideram a CUT mais representativa de movimentos urbanos como os metalúrgicos, bancários e funcionários públicos.

Além de aprovar a desfiliação da CUT e eleger a nova diretoria da Contag, os 3 mil delegados presentes ao congresso definiram como diretrizes prioritárias para o próximo ano.

“Vamos continuar com uma grande pauta de políticas públicas para a agricultura familiar e, principalmente, discutir plataformas onde a gente tenha mais renda na agricultura familiar. Também vamos continuar a luta por manutenção e melhoria dos direitos sociais no campo, como saúde e previdência, e pela melhoria das políticas públicas”, resume Alberto Broch.

Em abril serão definidas as bandeiras do Grito da Terra e a pauta de negociação com o governo federal. De acordo com o novo presidente da Contag, a agenda se concentrará em três questões: agilização da reforma agrária, melhoria das políticas públicas, principalmente no que diz respeito à assistência técnica, e melhoria de programas que já existem, como o seguro agrícola e o Pronaf.

“Esses programas precisam ser melhorados, precisam ter mais recursos e que cheguem em todos os recantos do país”, diz Broch.

 



Agência Brasil - Contag se desfilia da CUT mas promete continuar debatendo com a central sindical - Direito Público

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário