Anúncios


sexta-feira, 20 de março de 2009

Agência Brasil - Lula quer países em desenvolvimento mais presentes em organismos internacionais - Direito Internacional

 
20 de Março de 2009 - 20h12 - Última modificação em 20 de Março de 2009 - 20h17


Lula quer países em desenvolvimento mais presentes em organismos internacionais

Bruno Bocchini
Repórter da Agência Brasil

 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito

São Paulo - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu hoje (20) maior participação dos países em desenvolvimento em organismos internacionais ligados à economia, como o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial. Para o presidente, a reformulação da composição de tais organismos é “inadiável”.

“A reformulação das instâncias e das governanças financeiras é inadiável. O G8 [grupo dos sete países mais industrializados do mundo, mais a Rússia] mostrou-se aquém das necessidades atuais. O G20 [grupo dos países em desenvolvimento] é parte da solução”, afirmou o presidente.

Segundo Lula, instituições como FMI e o Banco Mundial só vão recuperar sua credibilidade e sua capacidade de ação quando houver maior participação dos países em desenvolvimento.

"Não faz sentido aumentarmos nossa contribuição para essas instituições enquanto os países ricos, responsáveis pela atual crise, que afeta a todos, continuarem a dar as cartas nessas instituições”, afirmou Lula, em encontro de empresários brasileiros e argentinos na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Lula e a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, encontraram-se hoje (20), na sede da Fiesp, para elaborar uma estratégia conjunta para a próxima reunião do G20, que será realizada em Londres no mês de abril.

“Ao chegarmos, no dia 2 de abril, a Londres para o [encontro do] G20, teremos consciência de que será a primeira vez, na história dos últimos dois séculos, que dois países em desenvolvimento vão chegar a uma reunião com mais autoridade moral do que os países ricos. Porque a nossa economia está mais arrumada, porque os nossos bancos estão mais sólidos”, afirmou Lula.

 



Agência Brasil - Lula quer países em desenvolvimento mais presentes em organismos internacionais - Direito Internacional

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário