Anúncios


quinta-feira, 19 de março de 2009

Agência Brasil - Pais e testemunhas criticam atuação da polícia de Catanduva - Direito Público

 
18 de Março de 2009 - 18h22 - Última modificação em 18 de Março de 2009 - 19h50


Pais e testemunhas criticam atuação da polícia de Catanduva

Vinicius Konchinski
Enviado Especial

 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito

Catanduva (SP) - As quatro primeiras testemunhas que prestaram depoimento na audiência pública realizada pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pedofilia em Catanduva (SP) criticaram o trabalho da Polícia Civil da cidade. Um casal de pais de supostas vítimas, um diretor de escola e o coordenador de uma organização não-governamental (ONG) afirmaram que a polícia foi omissa com relação às suspeitas de existência de uma rede de pedofilia na cidade.

A sessão de depoimentos foi aberta hoje (18) por volta das 11h. Geraldo Correa, da ONG Instituto Pró-Vida, foi o primeiro a ser ouvido. Aos senadores Magno Malta (PR-ES), Romeu Tuma (PTB-SP) e José Nery (P-SOL-PA), Correa afirmou que foi procurado em fevereiro por mães de supostas vítimas que não estavam satisfeitas com a apuração da polícia sobre as suspeitas.

Emocionado, Correa disse que procurou várias autoridades de Catanduva, mas que nenhuma deu a devida atenção às denúncias. “No momento das denúncias, fiquei sozinho. Aqueles que deveriam estar com o controle da situação não estavam”, afirmou ele, citando também falhas do Conselho Tutelar e do Ministério Público.

O pai e a mãe de duas supostas vítimas, ambas com menos de 10 anos de idade, prestaram depoimento usando capuz para não serem identificados e não pouparam críticas. “Fui procurar a delegada [Maria Cecília Sanches] e ela falou que era normal”, disse a mulher, reclamando de omissão da polícia.

“Todos que deveriam ter uma atitude, colocaram um obstáculo”, complementou seu marido, criticando também o Conselho Tutelar do município.

Edmilson Sidney Marques, diretor da escola em que estuda a maioria das crianças supostamente vítimas de abusos sexuais, enumerou falhas em dois inquéritos policiais abertos para apuração das denúncias. Ele afirmou que recomendou às mães que procurassem a polícia para relatar os abusos e prestar queixas, mas a polícia pouco fez.

“As mães vinham me contar e eu ficava tranquilo, pois achava que procurar a polícia era o mais adequado a fazer. Porém, a cada dia, eu ia percebendo que era o contrário”, disse Marques.

A delegada Maria Cecília Sanches depôs também hoje à CPI e disse que não considerou “normal” as suspeitas das mães e por isso abriu uma investigação sobre o assunto.

Já a delegada Rosava da Silva Vani, que presidiu o segundo inquérito, admitiu aos senadores que cometeu “erros graves” em sua investigação.

Representantes do Conselho Tutelar e do Ministério Público também devem depor na audiência pública em Catanduva. Até sexta-feira, senadores estarão na cidade investigando o caso.



 


Agência Brasil - Pais e testemunhas criticam atuação da polícia de Catanduva - Direito Público

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário