Anúncios


sábado, 7 de março de 2009

Agência Brasil - Para Idec, bancos não pagarem perdas do Plano Verão abalaria Estado de Direito - Direito Público

 
5 de Março de 2009 - 20h18 - Última modificação em 6 de Março de 2009 - 09h07


Para Idec, bancos não pagarem perdas do Plano Verão abalaria Estado de Direito

Bruno Bocchini
Repórter da Agência Brasil

 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito

São Paulo - Em nota divulgada hoje (5), o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), considerou que uma eventual decisão do Superior Tribunal Federal (STF) favorável ao não pagamento das perdas referentes ao Plano Verão, por parte dos bancos aos poupadores, “abalaria fortemente os pilares do Estado Democrático de Direito”.

O Idec afirmou que não discute a constitucionalidade ou o mérito do Plano Verão, mas, sim, o “uso indevido que as instituições financeiras fizeram do plano econômico em seu próprio benefício”.   

“Uma decisão política e/ou judicial no sentido do não pagamento aos poupadores abalaria fortemente os pilares do Estado Democrático de Direito, como a segurança jurídica e a independência e tripartição dos Poderes. Significaria referendar a interpretação equivocada e maliciosa da Febraban [Federação Brasileira dos Bancos] e da Consif [Confederação Nacional do Sistema Financeiro], colocando por terra o real sentido do Plano Verão e, conseqüentemente, dos outros planos econômicos instituídos no Brasil”, diz a nota.



 


Agência Brasil - Para Idec, bancos não pagarem perdas do Plano Verão abalaria Estado de Direito - Direito Público

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário