Anúncios


terça-feira, 10 de março de 2009

Agência Brasil - Petrobras pretende ampliar atividades no Uruguai - Direito Internacional

 
10 de Março de 2009 - 17h44 - Última modificação em 10 de Março de 2009 - 17h44


Petrobras pretende ampliar atividades no Uruguai

Mylena Fiori
Repórter da Agência Brasil

 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito

Brasília - A Petrobras pretende expandir sua participação na distribuição de gás no Uruguai por meio de uma joint venture (parceria empresarial)com alguma empresa local. A estatal também está disposta a investir na exploração de gás e petróleo no país vizinho. A ampliação das atividades da Petrobras no Uruguai foi um dos temas tratados hoje (10), durante a visita do presidente Tabaré Vázquez ao Brasil.

“Eles [Petrobras] estão muito otimistas quanto à descoberta de gás e também de petróleo. Ao que tudo indica, haveria uma espécie de pré-sal uruguaio”, comentou o assessor especial da Presidência da República Marco Aurélio Garcia, ao final da reunião entre presidentes e ministros dos dois países.

A cooperação energética foi um dos temas centrais do encontro bilateral, que contou com a presença dos ministros de Minas e Energia do Brasil, Edison Lobão, e de Indústria, Energia e Mineração do Uruguai, Daniel Martínez. Há um mês, durante visita do chanceler uruguaio, Gonzalo Fernández, a Brasília, ficou acertado que o Brasil fornecerá 500 megawatts de energia elétrica por dia ao Uruguai, para suprir a carência energética resultante da intensa seca no país vizinho.

Hoje, os dois países assinaram um adendo ao Memorando de Entendimento sobre Interconexão Elétrica, de 5 de julho de 2006, determinando a aceleração dos trabalhos para concretização do fornecimento de energia brasileira para o Uruguai. O documento orienta o grupo de trabalho de interconexão elétrica a apresentar propostas para a aquisição da energia interruptível pelo Uruguai, e respectivos preços para a energia transferida do Brasil para aquele país.

O texto também determina que o grupo aprofunde os estudos nos próximos 60 dias, no sentido de viabilizar contrato para construção e operação de uma linha de transmissão elétrica de grande porte entre San Carlos, no Uruguai, e Candiota, no Brasil. O grupo de trabalho também deverá facilitar acordos entre as empresas Eletrosul e Eletrobras, do Brasil, e UTE, do Uruguai.

Em declaração conjunta, os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Tabaré Vázquez pedem às respectivas chancelarias que intensifiquem as reuniões do grupo de trabalho para solucionar, ainda neste ano, todas as questões envolvidas no projeto de interconexão energética – incluindo temas tributários, regulatórios, fontes de financiamento, condições de exportação de energia interruptível, contrato de fornecimento de energia no longo prazo e avaliação da necessidade de acordo bilateral sobre interconexão elétrica para garantir segurança jurídica ao empreendimento.

Ainda na área energética, os dois presidentes decidiram estreitar a cooperação bilateral e multilateral visando ao desenvolvimento de biocombustíveis.

Segundo Marco Aurélio Garcia, outro tema tratado pelos presidentes foi a ampliação dos investimentos brasileiros no Uruguai, com perspectivas no setor de produção de cimento.

Lula, Tabaré e os ministros também falaram sobre integração produtiva – um dos principais pontos da agenda do Mercosul. Foram analisadas perspectivas de complementaridade nos setores de autopeças, informática, plásticos, farmacêutico, naval e aeronáutico.

Outro assunto discutido foi a possibilidade de realização de operações de swap cambial (contratos que trocam o rendimento em juros pela variação do dólar) pelo Banco Central brasileiro com países latino-americanos, como já ocorre com o Fed, o Banco Central norte-americano. O assunto já havia sido tratado pelos ministros da Fazenda do Brasil e do Uruguai e voltou à pauta em fevereiro, durante a visita do chanceler uruguaio a Brasília

Brasil e Uruguai também firmaram um acordo de serviços aéreos para operação desses serviços entre os dois países e um ajuste complementar ao Acordo Básico de Cooperação Científica e Técnica entre Brasil e Uruguai, para o ensino de português a agentes da Polícia Rodoviária do Uruguai.



 


Agência Brasil - Petrobras pretende ampliar atividades no Uruguai - Direito Internacional

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário