Anúncios


domingo, 1 de março de 2009

Agência Brasil - Produção da mandioca gera 10 milhões de empregos diretos e indiretos - Direito Público

 
1 de Março de 2009 - 11h20 - Última modificação em 1 de Março de 2009 - 11h57


Produção da mandioca gera 10 milhões de empregos diretos e indiretos

Pedro Peduzzi
Repórter da Agência Brasil

 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito

Brasília - Antes mesmo de ser usada como matéria-prima para a produção de biocombustível a mandioca já é uma das culturas que mais empregam no Brasil. É o que afirma o vice-presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Amido de Mandioca (Abam), Antônio Donizetti Fadel.

“Atualmente a produção de mandioca é responsável por gerar, direta e indiretamente, cerca de 10 milhões de empregos. A maior parte – cerca de 50% – trabalha com a produção de farinha”, argumenta Fadel. “É, sem dúvida, um tipo de cultura que tende a fixar o homem no campo”, completa.

A produção de mandioca no Brasil é de cerca de 26 milhões de toneladas por ano, segundo a Abam. Quase a metade vira farinha, 40% é usado para consumo de mesa e ração animal, e 9,5% transformada em amido, principalmente na Região Sul.

“Apesar de o Brasil ainda não produzir nada de biocombustível, nós já dominamos as técnicas necessárias para começar esse tipo de atividade. O que precisamos é avançar com as pesquisas que buscam aumentar a produtividade, de forma a termos melhores condições de competitividade”, defende o dirigente da Abam.



 


Agência Brasil - Produção da mandioca gera 10 milhões de empregos diretos e indiretos - Direito Público

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário