Anúncios


domingo, 22 de março de 2009

Agência Brasil - Saúde é principal preocupação de conselhos dos direitos da pessoa idosa - Direito Público

 
20 de Março de 2009 - 19h57 - Última modificação em 20 de Março de 2009 - 19h57


Saúde é principal preocupação de conselhos dos direitos da pessoa idosa

Roberta Lopes
Repórter da Agência Brasil

 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito

Brasília - A saúde do idoso é a principal preocupação dos delegados estaduais que participaram da Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa encerrada hoje (20) em Brasília.

Para o representante do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso de Pernambuco, João Gomes de Oliveira, os hospitais da rede pública de saúde precisam de mais médicos geriatras.

“Quando há um edital convocando médicos para o serviço público, não se fala no geriatra. Há cardiologistas, reumatologistas, urologistas ... E o geriatra? É preciso que seja ampliada a rede de geriatria para atender com mais eficiência as pessoas idosas”, disse.

A representante do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso de Mato Grosso do Sul, Ednéa Almeida Couto, considerou que, segundo os relatos apresentados durante a conferência, houve avanços na área de saúde.

“Houve avanços no atendimento, na melhoria, qualificação de profissionais, cursos. Há vários pontos que foram apresentados nesse sentido”, afirmou.

O presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, Jorge Luiz Telles, concordou com  Ednéa, mas disse que faltam profissionais qualificados para tratar dos idosos.

“O acesso está hoje muito melhor, mas falta qualidade. É preciso que os profissionais da saúde sejam mais qualificados para entender as especificidades dessa fase da vida que é a velhice”, explicou.

Durante a conferência também foram priorizados debates sobre o acesso a educação, a melhoria dos serviços de assistência social ao idoso e a necessidade de mais espaços para lazer, cultura e esportes para esse segmento da população.



 


Agência Brasil - Saúde é principal preocupação de conselhos dos direitos da pessoa idosa - Direito Público

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário