Anúncios


quinta-feira, 19 de março de 2009

Agência Brasil - Gilmar Mendes quer que Tribunal Regional Federal conduza retirada de brancos da Raposa - Direito Público

 
19 de Março de 2009 - 17h10 - Última modificação em 19 de Março de 2009 - 17h10


Gilmar Mendes quer que Tribunal Regional Federal conduza retirada de brancos da Raposa

Marco Antonio Soalheiro
Repórter da Agência Brasil

 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito

Brasília - O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, propôs hoje (19) que a coordenação da retirada de grandes produtores de arroz e famílias de agricultores brancos da Terra Indígena Raposa Serra do Sol fique sob a responsabilidade do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), com o objetivo de evitar abusos na execução da medida.

O grupo se recusava a deixar a área por não concordar com as indenizações oferecidas pela Fundação Nacional do Índio (Funai) e com o possível reassentamento em outras áreas do estado.

Em abril de 2008, a Polícia Federal começou a planejar uma operação para retirada dos agricultores, mas a ação foi abortada por uma liminar obtida pelo governo de Roraima no STF. Parte dos policiais que tinham sido deslocados para a terra indígena ficaram na região para garantir a segurança.

A proposta de Mendes ainda será debatida pelos demais ministros. Por 10 votos a 1, os ministro já definiram pela manutenção da demarcação contínua da área de 1,7 milhão de hectares, homologada em abril de 2005 pelo governo federal. 



 


Agência Brasil - Gilmar Mendes quer que Tribunal Regional Federal conduza retirada de brancos da Raposa - Direito Público

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário