Anúncios


quinta-feira, 19 de março de 2009

Agência Brasil - Índios começam a se mobilizar para comemorar definição do Supremo - Direito Público

 
19 de Março de 2009 - 16h38 - Última modificação em 19 de Março de 2009 - 16h54


Índios começam a se mobilizar para comemorar definição do Supremo

Luana Lourenço
Enviada Especial

 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito

Terra Indígena Raposa Serra do Sol (RR) - Os índios que vivem na Terra Indígena Raposa Serra do Sol começaram a se mobilizar para comemorar a definição do Supremo Tribunal Federal (STF) que manteve a demarcação em faixa contínua da reserva.

Cerca de 50 índios vestidos com trajes típicos cantam e dançam em uma quadra de esportes na Vila Surumu.

Informados pelos jornalistas que estão na reserva sobre o placar no julgamento do STF, o líder índigena Martinho Macuxi disse que vai aguardar que parentes que estão em Brasília confirmem a decisão final.

Por 10 votos a 1, o Supremo decidiu manter a demarcação em faixa contínua da Terra Indígena Raposa Serra do Sol. O resultado oficial, entretanto, ainda não foi proclamado já que os ministros ainda podem alterar seus votos até o fim do julgamento. A sessão entrou em intervalo e, em seguida, os ministros decidirão como se dará a retirada dos produtores de arroz e das famílias de agricultores brancos que permanecem em parte da reserva.

De acordo com Martinho, os índios não pretendem ocupar propriedades dos produtores de arroz ou entrar em conflito com os agricultores até que seja definida a retirada dos não-índios da região.

“A gente vai conversar com as lideranças para ver essa situação. Vamos esperar o que o STF vai decidir sobre a retirada e conversar com a maioria dos tuxauas (caciques) da Raposa Serra do Sol”, disse.

No local onde os índios começam a se concentrar para a comemoração, há uma faixa com os dizeres “Obrigado aos ministro do STF pela garantia da nossa terra”.

O grupo de índios ligado aos arrozeiros que também vive na Vila Surumu continua acompanhando o julgamento pela TV. Representantes do grupo afirmaram que só pretendem se pronunciar depois do resultado oficial.

 



Agência Brasil - Índios começam a se mobilizar para comemorar definição do Supremo - Direito Público

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário