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quinta-feira, 12 de março de 2009

Agência Brasil - Pedro Brito acredita que 2009 será um marco para os portos brasileiros - Direito Público

 
12 de Março de 2009 - 10h58 - Última modificação em 12 de Março de 2009 - 12h04


Pedro Brito acredita que 2009 será um marco para os portos brasileiros

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil

 
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Antonio Cruz/ABr
Brasília - O ministro da Secretaria Especial de Portos, Pedro Brito, fala sobre as principais ações da secretaria, como o Programa Nacional de Dragagem e o Plano Nacional Estratégico dos Portos, durante entrevista ao programa Bom, Dia Ministro Brasília - O ministro da Secretaria Especial de Portos, Pedro Brito, fala sobre as principais ações da secretaria, como o Programa Nacional de Dragagem e o Plano Nacional Estratégico dos Portos, durante entrevista ao programa Bom, Dia Ministro
Brasília - O ano de 2009 será “um marco decisivo” que vai separar o presente e o futuro dos portos brasileiros. A avaliação é do ministro da Secretaria Especial dos Portos, Pedro Brito. Segundo ele, apenas em dragagem estão sendo investidos mais de R$ 1,5 bilhão nos 20 maiores portos do país.

Ao participar de entrevista a emissoras de rádio durante o programa Bom Dia, Ministro, ele garantiu que todos os editais de dragagem serão lançados até junho deste ano. Até o momento, já foram lançados, por exemplo, editais para os portos de Santos (SP), Itaguaí (RJ) e Recife (PE), onde as obras devem começar amanhã (13).

No porto de Fortaleza (CE), as dragas começam a funcionar em 40 dias. Até o final do mês, será lançado o edital do porto do Rio de Janeiro.

"Todas as obras serão inciadas até, no máximo, o segundo semestre do próximo ano. Isso vai mudar em definitivo toda a lógica de navegação do Brasil”, disse Brito, ao lembrar que, se apenas o Porto de Santos (SP) fosse dragado, a obra já seria suficiente para mudar o cenário portuário brasileiro.

Ele afirmou que, a partir de 2010, diversos portos do país passarão a ser escalados pelos maiores armadores do mundo, com navios que atualmente não atracam em nenhum porto latino-americano por conta da falta de calado (profundidade a que se encontra o ponto mais baixo da quilha de uma embarcação).

Sobre o caso específico do Amazonas, o ministro admitiu demora na construção de novos portos na região, mas garantiu que as obras serão concluídas até 2010. “Temos absoluta consicência da importância social e econômica desses portos.”

Ao comentar a modernização de portos do Rio de Janeiro, Brito lembrou que, além dos 11 projetos provenientes da iniciativa privada para investimentos no porto de Itaguaí, há ainda dois projetos para a indústrai naval e uma licitação para um novo terminal de granéis. Ele acredita que as inicitivas devem contrubuir para que o estado possa sediar jogos da Copa do Mundo de 2014 e também para a candidatura aos Jogos Olímpicos de 2016.

“Estaremos com toda a estrutura do porto preparada, em condições de competitividade com qualquer país do mundo para dar ao turista a condição de apreciar melhor a beleza do Rio de Janeiro.”




 



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