Anúncios


sexta-feira, 6 de março de 2009

Agência Brasil - Relator da CPI dos grampos apresenta relatório e pede indiciamento de seis pessoas - Direito Público

 
4 de Março de 2009 - 19h29 - Última modificação em 4 de Março de 2009 - 19h29


Relator da CPI dos grampos apresenta relatório e pede indiciamento de seis pessoas

Iolando Lourenço
Repórter da Agência Brasil

 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito

Brasília - O relator da Comissão Parlamentar de Inquérito das Escutas Telefônicas Clandestinas, deputado Nelson Pellegrino (PT-BA), apresentou hoje (3) o relatório final dos trabalhos da CPI, no qual pede o indiciamento de uma delegada, quatro policias e um detetive particular, pela realização de interceptações telefônicas ilegais.

Devido ao volume do relatório, o deputado limitou-se a ler a introdução, algumas partes do documento e sua conclusão.

No relatório, Pellegrino não apontou os responsáveis pelas escutas telefônicas envolvendo o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes, e o senador Demóstenes Torres (DEM-GO). O relator propôs o encaminhamento ao Ministério Público de cópia dos depoimentos prestados na CPI pelo banqueiro Daniel Dantas e pelo delegado da Polícia Federal Protógenes Queiroz.

De acordo com o relator, a comissão constatou divergências nos depoimentos de Protógenes e de outras testemunhas, como os do agente da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) Mário Seltz e do ex-diretor da agência Milton Campana. Segundo o relatório, todos os depoimentos serão encaminhados ao Ministério Público por suspeitas de falso testemunho na CPI.

A votação do relatório final deverá ter início terça-feira (10), uma vez que houve pedido de vista coletiva da matéria. A oposição, que fez o pedido de vista, quer analisar o documento para então apresentar voto em separado, com sugestões de indiciamentos de outras pessoas.

O prazo final da CPI encerra-se no próximo dia 15. Com isso, cabe aos deputados votar até aquele dia o relatório da conclusão dos trabalhos.





 


Agência Brasil - Relator da CPI dos grampos apresenta relatório e pede indiciamento de seis pessoas - Direito Público

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário